Bem vindo ao nosso blog.

.

Reflexão

Mais importante não é "Ter" e sim "Ser".
Nós somos aquilo que queremos, desde que nos propormos e nos empenharmos, qual quer pessoa pode ser sempre um pouco melhor, superando preconceitos, desafiando seus limites e principalmente sendo perceverante em seus objetivos, pois o mundo pertence aos fortes, aos humanos, aos humíldes e a quem tem sêde em aprender.


terça-feira, 28 de julho de 2009

A importância da ética

Existem muitas definições sobre ética,mas na minha opinião “ética é antes de mais nada honestidade”. Nunca encontrei essa definição em lugar algum e já estudei bastante sobre ética.De tanto ouvir falar em ética. Parei para pensar... O que de fato é ética?

Muito se fala;na política então,existe até o ”conselho de ética”,que de ético parece não ter nada, bom mas isso é outro assunto.Nos discursos, políticos enchem o peito e falam de ética, as vezes nem sabem o que é isso,mas fazem dessa palavra uma bandeira na sua carreira, pois ouviram falar que isso atrai votos,muitas vezes os discursos são escritos por outras pessoas,existem os marketeiros que montam estratégias de campanha, e vendem discursos.Com certeza um ramo que deve dar dinheiro.Mas não é só na política, e de política eu nem entendo nada.

Voltando ao raciocino inicial. Se uma pessoa é honesta,ela será ética,pois como poderá existir ética sem honestidade?Se mentir,enganar,falsificar,roubar,trair,etc.,não é honesto, também não é ético.A ética é um patrimônio moral de cada indivíduo,do qual não podemos abrir mão,é o diferencial do ser humano,do profissional,do cidadão.

Como vamos nos apresentar diante da sociedade, nos propor representar uma entidade, representar o povo, ou querer administrar uma empresa de terceiros, se não tivermos uma história de vida pessoal correta,sem falcatruas,sem calotes,sem dívidas pendentes,sem nome sujo na praça.A verdade prevalece,as vezes nos deparamos com mentiras, tomando lugar de destaque, mas é por pouco tempo,a verdade, logo aparece acabando de vez com a mentira,se engana quem pensa que pode enganar um empregador, pois eles procuram levantar a ficha do novo funcionário,informações, referencias,capacidade e principalmente honestidade.

Então fica um alerta, a imagem pessoal uma vez sujou, nunca mais limpa,há quem diga que é caindo que se levanta, é errando que se aprende.Eu não concordo, acho que devemos cuidar muito do nosso equilíbrio,e lutar alem das forças para não cair,pois uma queda pode deixar seqüelas irreversíveis ou até ser fatal.

Esse conceito da cair para levantar, é muito importante e bastante válido como recurso para quem já caiu,e isso é possível acontecer com qualquer um de nós, somos humanos passíveis de erros e merecedores de perdão.Toda a pessoa que cometeu um erro tem direito de se redimir,reconhecer o erro e tentar buscar novamente o caminho do bem,com certeza será reconhecido seu esforço, será dado oportunidade e valorizada sua regeneração.As pessoas dizem: “A verdade nem sempre deve ser dita, isso não é ético”.Eu concordo plenamente, não porque eu sei uma verdade que eu devo sair falando aos quatro ventos.Não é ético,nem coerente,não vai acrescentar nada de bom no meu currículo de cidadão, pelo contrário só vai acrescentar algo negativo.

Afinal o que é ética? Ética é uma palavra de origem grega,que significa propriedade do caráter,uma investigação de tudo o que é bom, ética é antes de tudo uma virtude.

Esses são alguns dos muitos conceitos de ética. Mas você deve estar pensando o que eu quero saber disso!Ética é uma virtude! E quem não quer ter virtudes? É simples seja ético!

E com certeza alcançará o sucesso e será feliz. Rosa Eliza Schmitt Taschetto- Administração UNIDERP

Nenhum comentário:

Postar um comentário