Bem vindo ao nosso blog.

.

Reflexão

Mais importante não é "Ter" e sim "Ser".
Nós somos aquilo que queremos, desde que nos propormos e nos empenharmos, qual quer pessoa pode ser sempre um pouco melhor, superando preconceitos, desafiando seus limites e principalmente sendo perceverante em seus objetivos, pois o mundo pertence aos fortes, aos humanos, aos humíldes e a quem tem sêde em aprender.


terça-feira, 28 de julho de 2009

Os cuidados no atendimento ao cliente

Uma empresa,seja ela micro, pequena , média ou grande empresa, deve ter um cuidado na contratação dos funcionários, principalmente os que tratam diretamente com o cliente.Como as empresas nem sempre dispõe do setor de RH,com um profissional capacitado na seleção de pessoal, fica mais complicado.

Com o curso de administração, já no quinto semestre, conseguimos entrar em uma loja ou empresa qualquer e após poucos minutos de observação, já salta aos nossos olhos detalhes, falhas primeiramente,depois conseguimos ver também o certo, a eficiência, é muito bom e bastante gratificante essa constatação.O bastante curioso, é que se vê falhas imperdoáveis e o proprietário ou administrador não se deu conta.A um tempo atrás, cheguei em uma loja,não estou falando só de São Pedro, pois se viajo gosto de comprar e conhecer o comercio, mas ao chegar na tal loja, já foi recebida lá na porta,com o famoso e cordial ‘’posso te ajudar?”, Olhei para a moça, me deu vontade de voltar, pedi licença para olhar as mercadorias, pois a loja é de auto atendimento,sempre com a tal funcionária como sombra ,pensei comigo, se pensa que vou roubar está perdendo tempo, ignorei sem me incomodar. Foi então que gostei de uma mercadoria,pedi a moça se havia a minha numeração.Foi então que me deu vontade de sair correndo,pois a “fina” funcionária começou a me chamar de “nega”.O que é isso? ( pensei comigo mesma),nem meu marido eu permito que me chame assim!Quanta intimidade e vulgaridade, numa loja tão boa!

Em outra empresa o que eu percebi, e é regra da casa,uma fila de rapazes atrás de um enorme balcão, uma vasta secção de auto atendimento muito bem distribuído na loja,mas sem nenhum preço, também não há um leitor de códigos de barras,restando, dirigir até o balcão afim de pedir o preço.Bem não sei se é minha imagem que assusta,pois com cara de espanto um se aproxima em silencio, pedi o preço do produto,continuou em silencio,dirigiu-se ao computador,passado uns dois minutos,disse o valor,questionei por outras opções, mais um ou dois minutos de profundo silencio até sair outro valor,assim o tempo passa,mas como não há opções na cidade se agüenta o gelo, porem se houver opção de encontrar o produto em outro local, jamais voltarei até lá.

A um tempo atrás quando estava com alguns quilos a mais, foi até uma loja afim de comprar um vestido,foi muito bem recepcionada, a moça até me chamava pelo nome, esse é um diferencial positivo,só que ao experimentar tal vestido vi que não me caiu bem,o espelho me acusava, a moça se desdobrou em elogios, falsos é claro.Na última feira municipal cheguei a uma estante para comprar uma blusa, a senhora muito cordial eficiente vendedora, mostrou diversas modelo eu escolhi uma mas fiquei em dúvida na cor, foi quando aproximou um senhor de uma instante ao lado e começou a dar palpites e elogios incabíveis,nunca vi mais gordo, nem brincando voltaria.

Por isso eu faço um alerta aos proprietários de lojas e empresas em geral, oriente seus funcionários, observe,sempre que possível,ofereça palestras, cursos de curta duração com treinamento básico,pois empregado você demite um ,aparecem cem na sua porta ,porem um cliente insatisfeito pode contaminar os outros e podendo significar menos cinqüenta a comprar neste local.Invista no bom funcionário ,pois é ele que eleva a imagem de seu estabelecimento.Cuidado com os elogios,as vezes um elogio falso é pior que o gelo do silencio,o elogio exagerado pode ser interpretado como assédio e incomoda ainda mais.A linguagem dos funcionários deve ser clara, isenta de gírias,gracejos ou piadinhas.

. Rosa Eliza Schmitt Taschetto - Administração UNIDERP

Nenhum comentário:

Postar um comentário